Benefícios de utilizar OKRs na sua empresa

A cada dia que passa, mais empresas decidem utilizar OKRs para conseguir alcançar seus objetivos.

Uma das principais razões para isso ocorrer é o fato de que a ferramenta consegue auxiliar, e muito, no momento de manter a organização de todos os processos do negócio.

É de conhecimento de todos que ter objetivos claros e manter todas as atividades funcionando em plena harmonia são essenciais para que a companhia apresente bons resultados e tudo isso é possível com esta funcionalidade.

No entanto, muitas empresas ainda não se adaptaram a esta metodologia, principalmente, por não conhecerem os benefícios da mesma.

Pensando nisso, decidimos preparar um conteúdo completo sobre as principais vantagens de utilizar OKRs em seu negócio.

Mas afinal, como a metodologia OKR funciona?

Para que a metodologia OKR tenha êxito no seu negócio, será necessário estabelecer metas e objetivos claros e ambiciosos à curto prazo, pois eles serão mensurados periodicamente.

Após um tempo depois do surgimento do método, uma fórmula foi criada para ajudar o Google a estabelecer metas e ela é:

Eu vou (Objectives) medido por (Key Results)

De forma mais detalhada, uma boa meta deve indicar o que a empresa irá realizar e a maneira como ela irá medir a sua conquista.

Com isso, as empresas passaram a se espelhar nesta fórmula, encontrando um novo jeito de alcançar os seus objetivos.

Conheça os principais benefícios de utilizar OKRs em sua empresa

Quando uma empresa passa a utilizar OKRs, ela poderá desfrutar de diversas vantagens que esta ferramenta irá oferecer.

Confira alguns exemplos:

Ajuda a manter o foco

O foco é um dos assuntos mais trabalhados pelo o uso das OKRs em uma empresa, já que com elas, você poderá se dedicar aos seus objetivos.

No entanto, é preciso ter em mente que, apesar de uma companhia poder ter mais de uma meta, o ideal é que, quanto menos delas existirem, melhor.

Isso porque dessa forma, a equipe poderá manter o foco em cada um dos seus resultados.

Devido a essa necessidade de limitar o número de coisas nas quais você e sua equipe precisam se concentrar, ao utilizar OKRs vocês serão forçados a tomar decisões antecipadas.

Portanto, quando for definir os OKRs da sua empresa se pergunte: o que é mais importante para os próximos meses?

Alinhamento estratégico

Utilizar OKRs ajuda os gerentes e colaboradores a alinharem todos os seus esforços, garantindo que todos na empresa estejam remando em uma mesma direção.

Isso irá inspirar as equipes a se ajudarem em todos os segmentos, pois passarão a ver como o seu trabalho pode estar relacionado com o de todos os outros membros.

Cria compromisso

Quando a empresa está focada e todos os seus colaboradores estão alinhados, todos estarão comprometidos em atingir um objetivo em comum.

No entanto, para que isso ocorra da forma correta, é necessário que a equipe compartilhe o que cada um está fazendo para contribuir com a conclusão dos OKRs.

Para isso, o ideal é realizar reuniões de check-in periódicas, que podem ser aplicadas a cada 15 dias, por exemplo.

Traz mais flexibilidade

Ao contrário dos planejamentos tradicionais, os OKRs são fundados em ciclos de metas mais curtos, dos quais permitem que as equipes se ajustem e se adaptem às mudanças.

Manter este tipo de ciclo irá reduzir o tempo de planejamento e ninguém precisará se preocupar em realizar processos que serão concluídos daqui 2 ou 5 anos.

Permite o acompanhamento contínuo

Utilizar OKRs ajuda a alcançar o objetivo mais rápido, pois existe um acompanhamento desde a produção da ferramenta, até o resultado.

Embora esses acompanhamentos não precisem ser realizados diariamente, check-ins regulares são essenciais para evitar qualquer tipo de falha que tire o objetivo dos trilhos.

Acelera o desempenho dos colaboradores

Monitorar o desempenho de todos os membros das suas equipes é crucial para que a empresa consiga se destacar no mercado e atingir as suas metas.

A grande maioria das companhias utilizam indicadores financeiros para determinar o seu crescimento e sucesso.

Porém, essas ferramentas acabam não sendo suficientes e é neste momento em que as OKRs entram.

Para isso você pode utilizar os resultados-chave, pois eles são direcionados com um prazo específico e com etapas mensuráveis, indicando de forma clara o desempenho dos funcionários.

Se você está em busca de um software personalizado de metodologiaOKR, capaz de gerenciar todos os seus processos, conte com a Colorkrew.

Entre em contato com a nossa equipe e solicite um teste grátis de 30 dias!

%d blogueiros gostam disto: