Trabalho híbrido: como adaptar à sua empresa?

Com a amenização da pandemia, as empresas que contavam com o regime home office passaram a optar pelo trabalho híbrido.

Isso porque os donos dos negócios e gerentes passaram a ver uma grande vantagem neste tipo de método, já que ele permite que a companhia reduza gastos, sem abrir mão da presença física dos colaboradores.

Apesar da sua grande popularidade, é muito comum que alguns negócios encontrem dificuldades ou dúvidas de como se adaptar a este tipo de serviço.

Pensando nisso, preparamos um conteúdo com todas as informações necessárias para fazer a transição para o trabalho híbrido, continue nos acompanhando!

O que é o trabalho híbrido?

Antes de qualquer coisa, é muito importante explicar, de maneira bem simples, o que é o trabalho híbrido.

Neste formato, os funcionários fazem uma alternância de dias, que variam entre o escritório e o home office.

A empresa poderá estabelecer um rodízio para que um grupo trabalhe em dias diferentes de outros grupos, evitando a grande aglomeração dentro do local.

Quais são os benefícios do trabalho híbrido?

Assim como qualquer outra versão de serviço, o trabalho híbrido possui as suas vantagens, que devem ser consideradas no momento da adaptação.

Conheça algumas delas:

Menos faltas e atrasos

Os funcionários que precisam ir até o escritório estão propensos aos mais diversos imprevistos que podem surgir no meio do caminho, que, em muitas das vezes, não dependem deles.

Esse regime evita que as faltas e os atrasos aconteçam, pois as pessoas não precisarão sair de suas casas para trabalhar.

Mais economia

Neste modelo de trabalho, haverá menos pessoas indo para o escritório diariamente, o que permite que as companhias aluguem espaços menores para acomodar seus profissionais.

Além disso, gastos como luz, água e vale transporte são reduzidos, já que um número menor de pessoas estará utilizando.

Traz produtividade

Quando um funcionário trabalha de sua casa, ele dificilmente encontrará fatores que o impedirão de realizar suas tarefas.

Além disso, ele terá mais conforto, pois estará em sua residência, tudo isso resultará em mais produtividade para o seu trabalho.

Flexibilidade de horários

Com o trabalho híbrido, a empresa poderá oferecer a opção de seus funcionários terem mais flexibilidade em seus horários.

Já que eles não precisarão contar com o tempo gasto na locomoção até o escritório, eles poderão iniciar suas tarefas mais cedo, para que terminem o expediente antes do seu horário também.

Quais passos seguir para adaptar minha empresa ao trabalho híbrido?

Para que uma empresa consiga se adaptar de forma correta ao trabalho híbrido, o ideal é que ela siga alguns passos para realizar esta transação.

Passo 1: Reveja o contrato de trabalho

O regime de trabalho híbrido ainda não é regulamentado pela Justiça do Trabalho, com isso, caso a empresa queira começar a adotar o formato, ela precisará procurar a assessoria jurídica para encontrar ajuda.

Com isso, a companhia poderá criar um novo modelo de contrato para passar aos seus colaboradores.

Passo 2: ofereça boas condições de trabalho

Como os colaboradores passarão um a boa parte do seu tempo em casa, a ergonomia e o conforto devem ser garantidos para que eles não tenham problemas de saúde.

Para isso, um acordo deve ser feito e o kit home office (escrivaninha, cadeira e máquina) poderá ser oferecido pela empresa.

Isso porque nem todas as pessoas possuem itens que permitem que elas trabalhem e ainda cuidem da sua saúde da maneira correta.

Passo 3: organizar rodízio e o fluxo de trabalho

Se a empresa já decidiu que vai adotar o regime de trabalho híbrido, é importante montar um esquema de rodízio para organizar quais são as pessoas que irão fazer home office e quais serão os profissionais que vão para o escritório nesses dias.

Isso vai ajudar, principalmente, no caso de a companhia ter escolhido alugar um escritório menor.

Passo 4: melhore a comunicação

No caso do trabalho híbrido, a comunicação escrita tem tanta importância quanto a oral.

Dessa forma, os gestores devem garantir que as informações sejam compartilhadas com toda a sua equipe, sem perder nenhum conteúdo.

Isso pode ser feito por aplicativos de mensagens ou plataformas específicas voltadas para a empresa, sempre estimulando a interação entre todos os funcionários.

Passo 5: conte com uma ferramenta de gestão

Para que os gerentes nunca percam os processos de trabalho e nem deixem de monitorar as tarefas de seus funcionários, eles precisarão contar com uma ferramenta de gestão.

O Mamoru Biz é uma ótima opção para isso, pois eles permite acompanhar em tempo real, quem está presencialmente no escritório e quem está em home office.

Contrate a nossa ferramenta de gestão para trabalho híbrido

Se você está em busca de uma empresa que ofereça um software que permite uma gestão de qualidade, conte com a Colorkrew e com a sua equipe de especialistas.

Entre em contato conosco e tire todas as suas dúvidas hoje mesmo! Solicite um teste grátis de 30 dias.

%d blogueiros gostam disto: