Entenda a diferença entre objetivos e metas

objetivos e metas

É muito comum que algumas empresas acabem se perdendo em suas ideias e confundam objetivos e metas.

Acontece que esses dois conceitos possuem grande diferença entre eles e saber disso é indispensável para obter bons resultados.

Eles são muito importantes para empresas de qualquer tipo de ramo e tamanho, porém, ainda assim, muitas pessoas ainda possuem dúvidas de como diferenciá-los.

Pensando nisso, preparamos um conteúdo completo para que você não tenha mais dúvidas sobre a diferença entre objetivos e metas.

Os objetivos

Já os objetivos dependem de indicadores para que seu sucesso seja comprovado. O que quer dizer que as ideias não são construídas no estilo de “check list” e sim como uma meta, com um valor numérico inicial e final, objetivo e prazo.

Geralmente, os objetivos são mais inspiradores, por exemplo: ser referência em produção de conteúdo no ramo.

Apesar da diferença apresentada por objetivos e projetos, é preciso ter em mente que ambos os tópicos precisam ser trabalhados em uma empresa para trazer bons resultados.

Metas

As metas são marcos que auxiliam no caminho que precisa ser traçado para conquistar algo maior.

Elas são distribuídas em tarefas de curta duração que orientam toda a estratégia do seu progresso e desenvolvimento, como também servem para avaliar o desempenho da equipe que faz parte do projeto.

Muitas empresas utilizam as metas para medir quanto falta para alcançar o seu objetivo principal e, a partir disso, ajustar e tornar essa realização mais próxima da realidade.

Qual a importância de estabelecer objetivos e metas no negócio?

É de natureza humana conseguir desempenhar melhor as atividades ou fazer inovações quando criamos objetivos e metas para seguir, uma vez que essa atitude nos motiva nos tornando mais produtivos.

E isso não é diferente no trabalho. Contar com esse tipo de estímulo fará com que os seus colaboradores ofereçam o melhor de si para chegar até o objetivo final.

No entanto, é muito importante lembrar que é preciso estabelecer metas que sejam alcançáveis, para evitar decepções e, consequentemente, a desmotivação.

Como começar a trabalhar objetivos e metas?

Para começar a trabalhar os seus objetivos e metas, é de extrema importância analisar e se dedicar ao que você almeja no momento e manter o foco apenas nisso.

Existem alguns pontos que precisam ser levados em consideração para concretizar as suas ideias, conheça alguns deles:

Planejamento

Coloque todas as suas ideias no papel e organize-as. Esse procedimento irá ajudar a analisar quais das suas idealizações realmente são viáveis e do que elas precisam para se tornar realidade.

Conte com a utilização de planilhas para ter controle e planeje prazos e prioridades para montar a sua estratégia.

Dedicação

O foco e a dedicação são necessários para que possa ser possível cumprir cada uma das suas metas.

Trabalhe a resiliência e a persistência da sua equipe para que todos se sintam confiantes em realizar as suas tarefas mesmo quando as dificuldades surgirem no meio do caminho.

Cooperação

Trabalhar objetivos e metas sozinho pode ser uma tarefa desgastante e em alguns casos, até mesmo impossível.

Portanto, conte sempre com os seus colaboradores e torne o projeto algo viável para todos os participantes evitando frustações ou desperdício de tempo.

Esses três pontos são a base para trabalhar um projeto e finalmente tirar as suas ideias do papel.

Sistema SMART

O sistema SMART é um método eficaz de conseguir planejar e gerenciar seus objetivos e metas de uma forma simples e objetiva.

  • Específico (specific): especificar uma meta vai evitar qualquer possibilidade de ter mais de uma interpretação no momento da execução;
  • Mensurável (measurable): a meta precisa ser mensurável, ou seja, ela tem a necessidade de ser medidas e analisadas;
  • Alcançáveis (achievable): é importante que as suas metas sejam alcançáveis, evitando a desilusão de visar algo que não seja possível realizar;
  • Relevantes (Relevant): as suas metas precisam ter relevância para o seu negócio;
  • Prazo definido (Time-based): é indispensável que as suas metas tenham um prazo e duração bem definidos.

Busque a Colorkrew

Para te ajudar com a definição de cada um deles, você pode contar com o uso e uma ferramenta de OKR para te auxiliar neste momento.

Entre em contato com a Colorkrew e tire todas as suas dúvidas.

%d blogueiros gostam disto: