OKR: o segredo das empresas que mais crescem no mundo

OKR o segredo das empresas

O OKR oferece um conceito muito simples: a empresa possui um objetivo e ela precisa entender se está no caminho certo para alcança-lo.

Essa metodologia se popularizou dentre as companhias por ser uma ferramenta muito eficaz para trazer o sucesso que tantos buscam hoje em dia.

Os gestores usam essa ferramenta como um tipo de auxilio para entender quais são os indivíduos do seu time que têm o melhor desempenho e, com base nesta informação, será possível criar uma ação de reconhecimento contínuo para os colaboradores.

Atualmente, um número crescente de companhias que estão começando a contar com o OKR para atrair mais resultados para o seu negócio e o feedback tem sido bastante convidativo.

É de conhecimento de todos que ter objetivos claros e manter todas as atividades funcionando em plena harmonia são essenciais para que a companhia apresente bons resultados.

E, por conta disso, é considerado que os empreendimentos que ainda não a utilizam podem acabar sofrendo as consequências do mercado, pois o seu caminho será ainda mais complicado.

Conheça mais sobre o OKR e como ele pode ajudar a sua empresa a conquistar mais resultados positivos sem grandes segredos.

O que é o OKR?

A sigla OKR vem do inglês Objectives and Key Results, que em tradução significa Objetivos e Resultados-chave.

Sua principal função é estruturar ações de uma forma que os objetivos organizacionais sejam alcançados com mais agilidade e eficiência.

Esse tipo de abordagem envolve todo um processo, desde a maneira como os propósitos e metas são definidos até a forma como tudo é mensurado e acompanhado.

Quais são os benefícios da metodologia OKR?

Assim como qualquer outra funcionalidade, a metodologia OKR possui diversos benefícios quando utilizada da forma correta.

Por exemplo:

Mais agilidade no desenvolvimento

Usando este tipo de ferramenta, será possível criar ciclos mais curtos de metas, dos quais permitem ajustes rápidos e uma melhor adaptação ás mudanças.

Motiva a equipe

Na metodologia OKR existe uma abordagem chamada de “top down” (de baixo para cima), da qual conecta os funcionários com os objetivos principais da empresa, o que aumenta o engajamento.

Reduz o tempo para definir metas

A simplicidade do método faz com que o processo de definição de metas seja muito mais rápido e fácil, o que reduz drasticamente o tempo usado neste desenvolvimento.

Mantém o foco dos colaboradores

Com o número mais reduzido de metas, será possível criar um foco mais centrado de todos os membros da sua equipe.

Mais transparência para o processo

O uso de OKRs compartilhados ajuda a melhorar na colaboração entre diferentes times, unificando iniciativas facilmente.

Oferece mais autonomia e responsabilidade

As equipes poderão receber uma direção mais clara para seguir, além de contarem com a opção de escolher como alcançar as metas, tornando-se mais responsáveis por seus serviços.

Essas vantagens podem ser aproveitadas por empresas de qualquer tipo de segmento e também de todos os tamanhos.

Como a metodologia OKR funciona?

O OKR pode parecer algo difícil de compreender, mas acontece que ele é mais simples do que imaginamos.

Uma vez que a empresa tem como base a definição de objetivos, o seu próximo passo é desdobrar esse propósito em pequenas metas para que o caminho seja traçado tranquilamente.

O que for conquistado a partir deste ponto passa a ser o resultado-chave.

Veja como cada uma das etapas funciona de forma mais detalhada:

Objetivos

Os objetivos são afirmações que descrevem o que se espera como um resultado final.

O ideal é que cada um deles seja uma frase curta e direta que, ao mesmo tempo, consiga trazer mais inspiração para a equipe responsável.

Um ponto muito importante a ser citado é que os prazos desses objetivos determinam o tempo para os resultados esperado.

Portanto, quanto menor for a data limite, melhor será a estratégia a ser seguida no momento.

Resultados-chave

Os resultados-chave são os desdobramentos dos objetivos e metas mensuráveis, porém desafiadoras.

Confira alguns exemplos:

Objetivo: dobrar a quantidade de colaborares na empresa

  • Resultado-chave 1: aumentar o faturamento em 30%;
  • Resultado-chave 2: oferecer um novo produto ao mercado.

Quais os principais erros cometidos no momento de usar um OKR

O OKR pode ser novidade para muitas empresas e o entusiasmo de trabalhar com uma ferramenta nova pode levar á erros que comprometerão o seu processo de desenvolvimento.

Conheça as principais falhas cometidas e evite que elas venham a acontecer:

Criar muitos OKRs

Os OKRs não devem ser uma lista de todas as tarefas que precisam ser feitas na companhia, e sim, um inventário de todas as metas prioritárias do negócio.

Falta de alinhamento

É muito importante nunca determinar os OKRs sozinho. Além de ser bastante trabalhoso, você acabará perdendo tempo, além de excluir as pessoas que fazer parte da sua equipe.

Converse com o seu time e com outros colaboradores, para que todos estejam sempre alinhados aos métodos que serão abordados na empresa.

Metas muito fáceis de serem alcançadas

As metas realmente precisam ser alcançáveis, mas torna-las fáceis demais pode ser um grande erro.

Uma equipe motivada se faz com objetivos desafiadores e ambiciosos. Portanto, sempre pense fora da caixa.

Conheça a ferramenta de OKR

Se você tem interesse em trazer o OKR para a sua empresa, conte com uma ferramenta que te auxiliará em todos os passos necessários para atingir os seus objetivos. Entre em contato com a Colorkrew e tire todas as suas dúvidas.

%d blogueiros gostam disto: