Qual a importância da gestão facilities para as empresas hoje em dia

Qual-a-importância-da-gestão-facilities

Muitas pessoas não conhecem a real importância que a gestão de facilities tem para uma empresa.

Acontece que ela é capaz de colaborar para que o negócio atinja os seus objetivos e metas.

Ela exerce esse papel cuidando da infraestrutura e garantindo o funcionamento adequado de todas as ferramentas que fazem parte do ambiente corporativo.

Se você, assim como muitos, ainda possui dúvidas sobre a gestão facilities e os seus benefícios para uma empresa, continue nos acompanhando neste post!

O que é a gestão de facilities?

A gestão de facilities cuida de todos os setores de apoio de uma companhia.

De forma geral, suas atividades estão ligadas à infraestrutura e a administração de espaços e materiais disponíveis.

Ou seja, tanto em uma empresa, como em um shopping ou escola, existem profissionais responsáveis pela manutenção, segurança, conforto, higiene e organização do ambiente.

Assim como pela coordenação de pessoas e equipamentos que atendem todas as necessidades de um negócio.

Com isso, é possível perceber que a gestão de facilities contribui para o melhor funcionamento de todas as áreas presentes no empreendimento, sendo que, sua função central seja entregar qualidade e colaborar para a produtividade das equipes.

Ela também promove o melhor uso do tempo, de recursos disponíveis e sempre que possível, com o menor custo.

Os serviços que geralmente fazem parte do setor de facilities são:

  • Limpeza: abrange a higienização do espaço, indispensável para garantir a salubridade;
  • Manutenção: questões relacionadas ao funcionamento de aparelhos e sistemas elétricos, técnicos, hidráulicos, entre outros;
  • Segurança: crucial para manter a integridade dos colaboradores e o patrimônio da empresa;
  • Logística: transporte, fluxo de documentos e pessoas.

Qual a relevância da gestão de facilities na rotina de uma empresa?

A gestão de facilities é vital para a imagem e o desempenho de uma empresa, tanto para o usuário interno como para clientes e parceiros, mesmo que muitos não façam esse tipo de associação diretamente.

Por exemplo: é muito comum acontecer de um cliente em potencial desistir de fechar o negócio depois de visitar um escritório e perceber que o local estava sujo ou com falha na sua estrutura elétrica.

Além disso, também existe a questão da complexidade de coordenar todos os processos, pessoas, locais, tecnologias e materiais do setor.

Quais são as vantagens de contar com uma gestão de facilities otimizada?

Como foi possível acompanhar no decorrer do texto, a gestão de facilities oferece diversas vantagens para o negócio.

Vejas as principais delas:

Redução de custos

Se a sua empresa conta com uma boa gestão de facilities ela receberá capacitação sobre as melhores práticas de organização e de como usar recursos de uma forma adequada.

Por exemplo: se existe um uso mais racional de materiais de limpeza e itens de reparo, você perceberá que os custos reduzirão, mesmo que em uma pequena porcentagem.

Aos poucos esse valor aumentará e a empresa poderá passar a investir em outras áreas e projetos que podem ser muito importantes no momento.

Foco no core business

Sem precisar usar o tempo e o dinheiro para contratar diferentes profissionais permite que os gestores usem a sua energia e recursos para focar em assuntos estratégicos ligados a atividades necessárias na empresa.

Para isso a empresa também pode contar com a terceirização de serviços, pois com ela o gerente de facilities consegue dividir responsabilidades com as empresas contratadas, que concentram funções como treinamentos específicos e admissão de funcionários.

Melhora o desempenho e a satisfação dos terceirizados

A presença do time com o gestor é indispensável para que o negócio ande conforme o esperado.

Quando os terceirizados recebem a orientação correta, eles conseguem realizar suas tarefas de forma a atender ou até mesmo exceder as expectativas dos contratantes.

Consequentemente, quanto maior for o alinhamento e a harmonia, maiores serão a satisfação e a motivação dos colaboradores externos.

Como o Mamoru Biz pode ajudar na gestão facilities?

O mamoru Biz é uma ferramenta de gestão de espaços que pode auxiliar no momento de implementar a gestão facilities em um ambiente profissional.

Ele pode ajudar no fluxo de pessoas (reserva de assentos antecipada) e na gestão de equipamentos (controle de inventário com QR codes).

Como também é possível auxiliar na redução de custos, pois com ele você tem possibilidade de reduzir aluguéis de espaços e contas de luz e água com a adoção do trabalho híbrido para os colaboradores.

Se você deseja conhecer mais sobre a gestão facilities, entre em contato com a Colorkrew e turbine os processos da sua empresa!

%d blogueiros gostam disto: