Kanban vs Scrum: entenda as diferenças entre eles

O Scrum por se adaptar a qualquer tipo de projeto, é o framework mais utilizado mundialmente na gestão de softwares. Além disso, é um modelo inovador, que rompe com as formas tradicionais de gerenciamento, e de fácil compreensão.

Já o Kanban é um método de gerenciamento de fluxos de trabalho que ajuda as equipes a melhor definir, gerenciar e aprimorar processos. Essa estrutura auxilia as equipes a entregar os trabalhos ao visualizar metas, tarefas e o progresso, contribuindo para maximizar a eficiência e melhorar continuamente os resultados.

Neste post iremos explicar um pouco sobre estes dois métodos ágeis e quais seus benefícios e etc!

Sobre Kanban

Como o próprio nome sugere o kanban é de origem japonesa e nasceu Inspirado no sistema de produção da Toyota e na gestão de manufatura do Japão. Essa uma abordagem para o trabalho do conhecimento criada por volta do ano de 2006. O primeiro case surgiu em uma equipe da empresa Corbis, que começou a implementar práticas de gestão do fluxo das demandas para melhorar a eficiência do suporte aos clientes.

A implementação do método Kanban é bem simples, já que ele não exige mudanças estruturais na empresa para introduzi-lo. É necessário apenas a instalação de um quadro ou software de gerenciamento das tarefas a ser realizadas pelos colaboradores. Depois disso, todos os requisitos são adicionados nesse quadro, com as especificações completas, ordem de prioridade e prazo de entrega.

Uma vez que você tenha esse quadro organizado, sua equipe que ficará responsável por gerenciar a execução e entrega das tarefas a fazer. Com o tempo e ajuda de softwares, é possível aplicar métricas de desempenho para realizar planejamentos mais precisos das tarefas.

Sobre o Scrum

O scrum é uma estrutura dentro da metodologia ágil criada para facilitar o trabalho em equipe de projetos um pouco mais complexos. Ele promove a metodologia ágil por meio de da conclusões das tarefas de trabalho de forma iterativa para alcançar uma meta já definida.

Com essa metodologia ágil é possível manter o foco na entrega de valor para a sua empresa no menor tempo possível. o conceito principal é ir desmembrando seu um projeto em pequenas tarefas mais simples, que rotularemos de Sprints. Uma Sprint pode ser semanal ou mensal, tendo datas de início e fim possuindo as atividades que devem ser cumpridas dentro do prazo estipulado.

Para que um bom scrum seja realizado é necessário que ele possua as seguintes bases: Colaboração; Priorização baseada em valor; Prazos definidos; Desenvolvimento iterativo; Controle empírico de processos e Auto-organização.

Diferenças entre as metodologias

A diferença principal entre os dois métodos é o chamado “timebox” que é muito utilizado no scrum, e nada mais é do que o tempo máximo estipulado para cada evento interno acontecer. Embora as estruturas possuam sistemas e abordagens diferentes, ambas foram projetadas para ajudar as equipes a atingir as mesmas metas de trabalho da forma mais rápida e eficiente possível.

Mas a melhor parte é que as equipes da sua empresa podem utilizar o Scrum e o Kanban ao mesmo tempo! Ao considerar Kanban versus Scrum haverá semelhanças, mas também há muitas diferenças a serem consideradas também.

%d blogueiros gostam disto: