Metodologia Ágil, o que é?

Metodologia ágil é o conjunto de práticas que proporcionam uma forma de gerenciar projetos, mais adaptável às mudanças. Elas são estruturadas em ciclos curtos sendo que, a cada novo ciclo, é entregue um conjunto de funcionalidades pré-determinado.

Por ser uma abordagem realmente inovadora da gestão de projetos, capaz de incrementar interações, dar mais eficiência a processos e agilizar o fluxo de trabalho, a metodologia ágil tem sido adotada por diferentes equipes e áreas de atuação.

Ágil não tem a ver apenas com rapidez, mas também com flexibilidade e integração. Por isso a gestão ágil de projetos se adapta às mudanças repentinas no planejamento, como: mudar prioridades, adiar tarefas e alterar características do projeto conforme necessário.

Como funciona esse tipo de metodologia funciona?

As metodologias ágeis foram criadas por um grupo de desenvolvedores de software que buscavam uma abordagem melhor para o processo tradicional de desenvolvimento, pois era muito complicado e burocrático devido à quantidade de requisitos de documentação. Os métodos ágeis surgiram na indústria de Tecnologia da Informação para resolver problemas comuns a quase toda organização ou empresa que necessita gerenciar projetos.

Algumas metodologias ágeis são: Scrum; Feature Driven-Development (FDD) e Scaled Agile Framework (SAFe).

Passos dentro de uma metodologia ágil

A primeira etapa envolve o Conceito. Priorizando projetos para que se possa trabalhar junto com sua equipe e as partes interessadas para fazer brainstorming, identificar oportunidades de negócios e calcular prazos e custos para concluir cada projeto.

Logo em seguida vem a parte de Concepção. Nessa etapa depois de conseguir determinar qual será seu projeto, o próximo passo é descobrir como vai concluí-lo. Quem são as pessoas de que você precisa na sua equipe? Quais os requisitos iniciais do cliente? Crie uma tabela com todos esses pontos e organize-os bem.

Agora chega parte de Iteração. Você já possui seu projeto inicial definido e aprovado, então seus colaboradores já podem dar início ás atividades necessárias da maneira que desejar.

Chegando nesta etapa é o Lançamento. Depois de várias iterações, chega o momento em que se pode lançar um produto final. Durante a fase de lançamento, é recomendado que você realize testes finais e garantias de qualidade para identificar erros e defeitos.

Aqui você está praticamente no final da metodologia, a Produção. Seu produto agora está no mercado em questão. Sua equipe fornecerá monitoramento e suporte contínuos para manter tudo funcionando uniformemente e garantir que os usuários saibam como usar o sistema.

Diferenças entre metodologia ágil e a tradicional

A metodologia tradicional é uma boa opção em casos mais específicos dentro da companhia, por exemplo em algo que necessite de planejamento e que este esteja decidido desde o início. Se o projeto tem poucas chances de ter mudanças e com baixo risco, o ideal é ter um plano de projeto mais detalhado antes de iniciar.

Já nos métodos agéis, eles são indicados para situações que o foco é antecipar o máximo possível de trabalho.

%d blogueiros gostam disto: