Como Podem os Proprietários Comerciais se “beneficiar” do trabalho híbrido?

Como podem os proprietários comerciais se ‘beneficiar’ do trabalho híbrido?

A reforma trabalhista de 2017 incluiu no “teletrabalho” já na lista das modalidades previstas na consolidação das leis trabalhistas. No entanto, o trabalho híbrido só foi formalizado em lei em março de 2022.

Em 2020, no primeiro ano da pandemia do COVID-19, as restrições à circulação de pessoas obrigaram os brasileiros a acelerar a adaptação ao trabalho em casa. Embora os escritórios tenham permanecido fechados, muitos adotaram o modelo de trabalho remoto à medida que os negócios continuam. Mas por que ?

Com isso, fica a dúvida: como os donos de empresas num geral se beneficiam com o trabalho híbrido?

O que é trabalho híbrido?

O trabalho híbrido é aquele em que os funcionários trabalham alternadamente entre ter que estar nas instalações da empresa, em poucos dias por semana e estar em suas próprias casas. É uma alternativa que surgiu com destaque no mercado, após o período de isolamento necessário para conter a covid-19.

No auge da transmissão da doença, outro modelo teve que ser imposto a muitas organizações o home office, que é o modelo de trabalho totalmente na residência do colaborador.

Foi necessário oferecer suporte aos trabalhadores de inúmeras maneiras, incluindo equipamentos de provisionamento que permitem que os funcionários, onde quer que estejam, fizessem seu trabalho com conforto e sucesso, fornecendo a tecnologia de colaboração certa, digitalizando e automatizando processos de trabalho e protegendo dispositivos e dados.

Mas conforme fora passando o tempo, o trabalho híbrido se tornou o que é hoje, uma das melhores opções de modo de emprego dentro do mercado de trabalho.

A situação do trabalho híbrido no Brasil

No país, cerca de 10% das pessoas possuem esse formato, segundo dados recentes da Fundação Vargas.

Em relação aos anseios dos profissionais brasileiros, a pesquisa FGV Ibre, em setembro de 2021, mostra que 37,5% responderam que trabalham remotamente “5 ou mais dias na semana”.

No entanto, quando perguntado “Depois da pandemia , o que você acha que seu empregador espera que você trabalhe no serviço remoto, a maioria respondeu “nem um dia”.

Benefícios do trabalho híbrido

Algo que já fora percebido é que os trabalhadores de escritório já experimentaram os benefícios do remoto e muitos não querem voltar ao dia-a-dia, embora a maioria gostaria de passar parte da semana de trabalho no escritório.

Ao mesmo tempo, as empresas perceberam que os funcionários são mais produtivos trabalhando em casa e perceberam que reduzir o tamanho do espaço de escritório em cidades grandes e caras pode economizar dinheiro.

Unindo esses dois fatores, já dá pra imaginar o motivo de tantas empresas aderirem esta modalidade de trabalho.

Redução de custos, menor rotatividade e a otimização do tempo com viagens ao escritório são alguns dos benefícios mais claros do trabalho híbrido.

Como fazer sua empresa se beneficiar com o trabalho híbrido?

O melhor conselho que poderemos apresentar aqui é: enxergue como uma possibilidade. Estima-se que as empresas irão desvalorizar escritórios e até fechá-los completamente. Mas, por outro lado, está previsto que se trata muito sobre alugar espaços de coworking como uma nova forma de trazer as pessoas para os dias de trabalho.

E entre as muitas razões para essa escolha do trabalho híbrido, esta a flexibilidade de trabalhar para outras atividades domésticas, evitando deslocamentos diários ao escritório e a possibilidade de ter tempo para atividades pessoais.

Também é possível perceber que o dono de uma empresa terá menos custos com VT e VR para os funcionários, já que estes permanecerão mais em suas casas.

Para saber mais informações entre em contato

%d blogueiros gostam disto: