Como ter o processo de decisão baseado em indicadores e dados?

Como ter o processo de decisão baseado em indicadores e dados?

Esse processo da tomada de decisão baseada em dados é avançado e veio pela evolução da tecnologia e a Interne. Tornando possível desenvolver ferramentas que permitem a aquisição, análise e definição de novos objetivos.

Por muitos anos o principal obstáculo foi conseguir coletar os dados, pois os métodos existentes eram analógicos, o que demandava muito tempo. Não era possível apenas utilizar algoritmos que condensam todos os seus dados oferecendo uma quantidade de informações em poucos segundos tal como é feito hoje em dia por várias empresa ao redor do mundo.

Portanto, torna-se muito importante aproveitar as oportunidades oferecidas pela tecnologia, pois elas tornam a tomada de decisão estratégica ainda mais eficiente, o que gera uma vantagem competitiva no mercado. No entanto, como fazer de forma correta?

Neste artigo, falaremos mais sobre a importância dos em um negócio e como utilizá-los como base para a tomada de decisões.

Quais os motivos para a tomada de decisões baseadas em dados?

O processo de tomada de decisão orientado por dados segue uma lógica de algumas etapas que leva à decisão. São elas: Definição de indicadores, Agrupar dados, Comunicação e o Uso de um bom software de gestão

Sabendo disto, vamos entender como cada um desses passos funciona.

Definição de indicadores

Ás vezes, você já parou para pensar que estava direcionando seus esforços para um problema que não estava claro?

Bem, se você respondeu sim, somos o mesmo grupo de pessoas que acabam errando. É a partir disso que se começa a importância de identificar o problema.

Tomar decisões com base em dados requer essencialmente conhecimento do problema a ser resolvido, e isso torna muito mais fácil explorar as informações e os dados ao seu alcance.

Ter conhecimento sobre o que precisa ser resolvido é essencial para tomar as decisões corretas sobre os resultados do negócio.

Agrupar dados

Agrupamento de dados acaba passando pelo processo de estruturação, já que sabe-se que na maior parte do tempo, um único gerente não tem tempo para coletar informações e dados sobre todos no ambiente de trabalho.

Uma solução simples para este caso é identificar uma forma capaz de coletar e estruturar esses dados, classificar de forma padronizada e extrair dele um resultado que assim poderá ter uma solução.

Comunicação

Normalmente nesta etapa, um grupo ou pessoa é responsável por esta etapa. Unindo aquisição e análise e portanto, eles são responsáveis ​​por comunicar os dados obtidos ao restante da equipe.

Em seguida, usando tabelas e gráficos é realizado um histórico junto do objetivo da análise e o que os resultados indicam. Este é um passo importante porque ele coloca tudo na mesma página para chegar ao passo final.

Uso de um bom software de gestão

Software confiável destina-se ao monitoramento de atividades tendo a responsabilidade de apresentar indicadores em tempo hábil. O fato é que quanto mais a tecnologia avança, mais temos que trabalhar com grandes volumes de dados.

Por esta razão, é essencial ter em seu sistema um bom software que possa analisá-los e traduzi-los em informações em sólidas, porque eles são essenciais para gerar boas informações e servir de base para a tomada de decisão, o que aumenta consideravelmente as chances de alcançar os resultados esperados pela empresa.

Mas por que tomar decisões baseadas na coleta de dados?

A importância dos dados na decisão reside na consistência do crescimento contínuo. Eles permitem que empresas criem novas oportunidades de negócios pois através da mensuração dos dados levantados por softwares de gestão, é possível alcançar objetivos, dentro dos prazos estipulados pelo planejamento e assim colher os melhore resultados.

O mundo digital esta em constante estado de fluxo para acompanhar as mudanças. A tomada de decisão baseada em dados é, portanto, para que o negócio possa crescer de acordo com o planejamento.

Conheça o GOAULOUS

Você já conhece o GOAULOUS? Ele é o software de gestão de OKR da Colorkrew.

Ele é moderno e com o design e experiência de uma rede exclusiva para o seu negócio, foi pensado para gestão de objetivos estratégicos, para aproveitar o seu negócio.

Em um modelo baseado em OKRs e de fácil implementação, ele engaja sua equipe para trabalhar nos resultados desejados, tornando seus colaboradores os protagonistas das conquistas alcançadas. Seu principal objetivo é fornecer à empresa a experiência de manutenção e agilidade sempre alinhadas.

Defina e compartilhe os OKRs estratégicos com transparência, Via web ou aplicativo de forma fácil, rápida e compartilhável e Engaje, empodere e valorize seu time através das metas.

Conheça mais do GOALOUS contatando a Colorkrew em qualquer uma de nossas redes sociais!

 

%d blogueiros gostam disto: