Como fazer o plano de marketing da minha empresa?

Um plano de marketing (ou planejamento) é a forma como iremos estruturar o marketing de um negócio, é uma maneira de prever e planejar as estratégias a serem seguidas para um bom andamento da gestão da empresa. Ele envolve vários aspectos importantes, que vão desde a observação dos serviços oferecidos, o estudo do público-alvo, concorrentes, estratégias promocionais que devem ser aplicadas para promover um produto em específico.

O plano de marketing é um plano baseado nas necessidades do empreendimento para o produto. E tem como objetivo organizar e entender melhor como será seguido, podendo  variar de um produto para outro ou conforme o mercado evolui. Ou seja, é algo que deve estar sempre atualizado de acordo com as necessidades do momento.

Sabendo disso, é de conhecimento que toda empresa que se prese necessita de um planejamento estratégico voltado para seu marketing, aqui neste post explicaremos para vocês como planejar pode ser bem simples se seguir alguns passos de forma regrada!

Passo 1: Definição de público

Para iniciar um planejamento de marketing é necessário definir o seu público, e entendemos que rotular esse cliente pode não ser uma tarefa muito fácil. Para uma boa análise de audiência, você deve responder perguntas sobre seu personagem principal:

O que o seu produto oferece como solução para o seu cliente?

Apesar de ser questão é muito ampla nos dias atuais, você precisará se concentrar em um público muito geral para atingir seu alvo. Se não, seu planejamento ficará muito impreciso e a comunicação com esse público muito provavelmente seguirá pelo caminho errado.

Passo 2: Escolha dos Canais

O importante nesta parte é saber onde encontrar seu público-alvo para que seu negócio possa apostar mais fichas onde realmente terá frutos no futuro.

Cada tipo de público está em um canal diferente, e aplicar estratégias de comunicação adequadas para cada público é a forma mais fácil de atraí-lo e consequentemente consumir o produto que sua companhia oferece.

E saber sobre o mercado do seu produto também uma forma de analisar o público que ele pertence.

Passo 3: Conhecimento do Mercado

Não tenha medo de pesquisar bem a fundo sua concorrência, isso será necessário para que você tenha as informações necessárias para acertar onde outras empresas erraram e evitar cometer os mesmos erros que tais empresas.

Para ajudar a criar novos horizontes na estratégia, é possível utilizar uma tabela em sua planilha de planejamento com todos os diferenciais que outras empresas aplicam que podem servir de utilidade para sua empresa e anexar ao seu próprio plano de marketing. Aos poucos você irá aprendendo o que funciona ou não para sua empresa!

Passo 4: Metas e Objetivos

Este é um dos passos mais importantes, sendo que ele visa o caminho que seu empreendimento pretende seguir.

Mas falando de forma geral, um plano estratégico de marketing não possui um planejamento correto e exato, ele é sempre variável de acordo com a atividade a finalidade que a empresa exige. Existem planos trimestrais, semestrais, anuais e até mensais.

Entretanto a chave é estabelecer um período e mensurar os resultados obtidos.

Os objetivos do departamento de marketing devem estar alinhados com o departamento comercial, para que o planejamento estratégico seja claro e alcançado em conjunto e todos falando a mesma linguagem.

Passo 5 : Acompanhamento dos dados

Esse passo requer muita atenção e cuidado durante o processo de mensurar os dados, pois se não houver um trabalho específico para os resultados gerados por cada um dos passos mencionados acima, você pode ter problemas com a divulgação dos produtos/serviços, já que os resultados obtidos podem não ser os ideais para o seu negócio.

Outra questão importante é que se deve verificar os dados, para que sua empresa não desvie do planejamento feito até o momento. Isso pode acabar gerando falhas nos setores em que não foi feito tal processo.

E caso você perceba que os resultados foram divergentes do que era esperado, é necessário seguir com procedimentos que corrijam os problemas encontrados o mais breve possível. Esperar pode gerar um efeito bola de neve.

Conclusão

Portanto, o planejamento estratégico digital se torna essencial para as empresas que desejam despontar no universo online.

É tudo uma questão de focar em metas e obter resultados, como tudo no marketing se propõe a fazer, atender expectativas e necessidades do cliente, seja lá de onde elas possam surgir.

Seguindo os passos acima você estará fazendo um trabalho de cunho estratégico, assertivo e ao alcance de objetivos!

%d blogueiros gostam disto: