Metodologia OKR: Erros mais comuns

A metodologia OKR que tem como significado Objectives & Key Results em português Objetivos e Resultados-Chave, tem como principal objetivo ser um tipo de GPS para sua empresa.

Um GPS serve para mostrar o caminho que devemos seguir para chegar ao destino final, nos mostrando a melhor rota a ser seguida.

E o que isso tem em comum com a metodologia OKR?

Falando brevemente, com essa ferramenta sabemos quais são as atividades que devem ser priorizadas, as mudanças que devem ser feitas e assim temos o alinhamento das equipes de forma que todos trabalhem para atingir um objetivo em comum e assim alcançar as metas definidas da sua empresa.

 

Goalous e OKR, como podemos te ajudar?

Para te ajudar a alcançar os OKRs, criamos o Goalous.

Se trata de uma ferramenta moderna criada especialmente para uma melhor gestão de objetivos estratégicos e comunicação no mundo corporativo. O Goalous está aqui para te ajudar a alavancar o seu negócio, com um design de rede social e exclusividade para sua empresa, a ferramenta é de fácil implementação e um dos maiores benefícios é mostrar para os colaboradores que eles fazem parte do sucesso da empresa, o engajamento com o time é a chave para que todos se sintam parte do processo.

 

Implementação de OKR

Como um primeiro passo, é muito importante que a empresa tenha seus objetivos muito bem definidos. Os objetivos no geral devem ser envolventes e inspiradores, dessa forma, os colaboradores se sentem desafiados e motivados fazendo com que se esforcem e deem o seu melhor para alcançar o resultado determinado. Mas sempre lembrando que um objetivo desafiador não significa que é inalcançável.

Depois podemos falar sobre os Resultados-Chave (Key Results), aqui temos o objetivo de medir e analisar o andamento em direção aos objetivos. É necessário que sejam quantitativos e mensuráveis, além de definidos pelo time em conjunto.

Para que um OKR seja atingido, é necessário assegurar que o time esteja na mesma página ou seja, que todos entenderam quais passos devem ser seguidos. É muito importante que tudo esteja claro nessa etapa, precisamos de atenção e que seja acompanhado mais de perto afim de evitar confusões. Se possível, faça reuniões regularmente para que seja discutido o assunto e para que a equipe seja reconhecida e parabenizada a cada fase alcançada e concluída. Essa etapa é de extrema importância para manter todos motivados.

 

 

Erros comuns na implementação de OKR

No momento de construir um OKR dentro de uma empresa podemos enfrentar alguns impasses, ocasionando erros e falhas que podem atrapalhar e comprometer as metas que foram definidas.

Vamos citar alguns erros mais comuns:

– Definir mais OKRs do que o necessário:  pode parecer que não, mas esse erro é comum. Não é difícil de ser evitado, mas temos que lembrar que é preciso manter o foco no que é realmente importante. Arriscamos dizer que nesse tópico, menos é mais;

– Ter Resultados-Chave não mensuráveis: isso as vezes acontece quando estamos ansiosos em ver um resultado antes do esperado. O mais importante é termos resultado de algo que realmente vai fazer a diferença em seu negócio, precisamos evitar que seja definido alguma meta que não pode ser acompanhada de perto. Todo Resultado-Chave precisa ser mensurável;

– Criar OKRs sem transparência: o que queremos dizer com isso? A participação dos colaboradores que irão executar e colocá-los em prática é indispensável. A ferramenta deve ser utilizada em conjunto, a opinião da equipe juntamente com a liderança irá definir objetivos e Resultados-Chave;

– Não acompanhar de perto: quando não realizamos reuniões e encontros regulares, fica complicado acompanhar o andamento de um OKR. É preciso estabelecer uma rotina para que seja discutido o andamento dos resultados e se é necessário fazer alguma alteração ou correção;

– Não analisar os desvios: como falamos anteriormente, um OKR precisa ser observado e acompanhado de perto. Mesmo que seja uma metodologia ágil, precisamos dedicar tempo para que seja observado se algum desvio está ocorrendo. E caso esteja, verificar a causa e elaborar um plano de correção;

– Equipe não sincronizada: esse erro deve ser evitado desde o início, mesmo que cada colaborador tenha sua tarefa a ser realizada, é necessário que todos estejam sincronizados e alinhados. O gestor deve acompanhar essa etapa de perto para assegurar que todos estejam caminhando juntos.

Quer saber mais informações sobre OKR e como não cometer esses erros? Entre em contato e vamos marcar um bate papo.

%d blogueiros gostam disto: