6 Dicas de como fazer o downsizing do escritório.

Sabemos que várias empresas enfrentam crises e precisam reduzir os custos, para isso existem algumas estratégias e o Downsizing é uma delas.

 

O que é Downsizing?

Downsizing é uma técnica para ajudar na reestruturação administrativa de uma empresa. O termo em inglês, que traduzido ao português significa “achatamento” ou “diminuição de tamanho”, chegou no Brasil por volta dos anos 1980 com o objetivo de diminuir a organização e torna-la o mais eficiente possível. Fazendo isso, é possível otimizar os seus recursos e ter um melhor acompanhamento e dimensionamento, já que a empresa terá uma organização mais enxuta.

Com base nas poucas informações acima, podemos dizer que se trata de uma ótima iniciativa com vários benefícios. Mas o Downsizing não é uma técnica para ser utilizada a qualquer momento apenas com o objetivo de enxugar custos e otimizar seus recursos. Estamos falando de uma estratégia que ameniza os impactos da sua empresa, quando encontramos momentos de crise financeira, e há quem diga que é aconselhável o uso do Downsizing apenas em situações extremas, como última alternativa.

A estratégia consiste em reduzir o número de colaboradores, seja ela temporária ou de forma permanente, gerando uma diminuição de custos. Dessa maneira, é possível investir no aumento da eficiência das operações, fazendo investimentos em tecnologias e melhorias de processos.

Quando falamos sobre tecnologia que pode agregar valor ao seu negócio, estamos falando de uma melhor gestão, e de profissionais capacitados que podem te ajudar nessa nova etapa. O Mamoru Biz é um aplicativo pensado para facilitar vários aspectos no dia-a-dia da sua empresa, além de encurtar o espaço entre os colaboradores, aumentando a comunicação e possibilitando um maior engajamento. Com isso podemos entender as necessidades e levar em consideração as opiniões de cada um, o que é de grande relevância para proporcionarmos um ambiente de trabalho descontraído e eficiente.

Falando rapidamente sobre as vantagens do downsizing, podemos destacar a diminuição de custos, maior rapidez na tomada de decisões, aumento no foco ao cliente, aumento na produtividade e melhora na comunicação trazendo mais rapidez e assertividade.

Dessa forma, a empresa pode ter um foco maior no seu principal recurso, que é o seu cliente final.

6 dicas de como implementar o Downsizing em seu escritório

Abaixo vamos citar algumas dicas de como tirar essa estratégia do papel:

  • Faça um bom planejamento: Antes de iniciar o downsizing na sua empresa, é necessário um bom planejamento. Não é uma tarefa simples decidir o que deve ser reduzido, cortar gastos e economizar recursos exige um planejamento financeiro de confiança;

 

  • Entender melhor o que o seu time precisa: É de extrema importância manter o seu time engajado. E nesse ponto podemos afirmar que o Mamoru Biz irá te auxiliar, levando em consideração que um dos pontos fortes dessa ferramenta é justamente proporcionar uma maior proximidade das pessoas que trabalham na organização.

O intuito aqui é descobrir o que eles precisam, quais são suas preferências, como seus funcionários planejam usar o escritório e qual é a melhor estratégia para que sejam produtivos e atinjam seus objetivos;

 

  • Pense em como você usará o seu novo espaço no escritório: Algumas empresas, estão mudando sua forma de pensar e levando em consideração a qualidade de vida de seus colaboradores. Portanto, como será usado o seu novo espaço no escritório, após o downsizing? Será priorizado uma mudança de cenário? Por exemplo, no lugar de fileiras com mesas, algumas empresas estão implantando sala de jogos, espaço para descanso, salas de reuniões, entre outras opções;

 

  • Em que será investido o seu novo caixa: Um dos principais benefícios do downsizing é a diminuição dos custos com funcionários. Dessa maneira, podemos focar nosso investimento em outros pontos, como melhorias de processos, um ambiente mais convidativo para os colaboradores e tecnologias que irão auxiliar a atingir o objetivo da empresa;

 

  • Pensar em uma possível mudança de localização da empresa: Decidir pela estratégia do downsizing é também uma ótima oportunidade para pensar em mudar de localização. Aqui nesse ponto pode-se pensar em um local que irá facilitar a ida ao escritório, como por exemplo, lugares que possuam estações de metrô por perto, ou até mesmo próximo à ciclo faixas para quem preferir ir de bike. É um fato que todos preferem gastar menos tempo para chegar ao trabalho, essa decisão pode ajudar e estimular de forma positiva seus funcionários;

 

  • Mantenha contato com uma empresa especialista em gestão de escritório: Se você ainda tem dúvidas ou está confuso sobre como dar o primeiro passo, tenha em mente que é sempre possível entrar em contato com um especialista no ramo que poderá te auxiliar e te direcionar melhor. É muito importante que um especialista avalie a situação antes de tomarmos qualquer decisão.

 

%d blogueiros gostam disto: