Como ter um OKR qualificado na minha empresa?

Existem diversos modelos de gestão para uma empresa e o OKR é um deles. De maneira sucinta podemos dizer que a metodologia OKR é baseada na elaboração de metas e objetivos que uma determinada empresa pretende alcançar. A metodologia age traçando os caminhos para que a organização consiga chegar aonde deseja, impulsionando e incentivando os colaboradores a alcançarem esses objetivos de maneira mais prática e focada, sejam eles de curto, médio ou longo prazo.

A metodologia faz com que o time todo participe e tenha responsabilidades bem definidas junto aos seus gestores evitando a procrastinação, o comodismo e impulsionando os colaboradores a enfrentarem maiores obstáculos, saindo de sua famosa zona de conforto.

Dito isso, conseguimos compreender que a metodologia ajuda a empresa a transformar as ideias em resultados sólidos e de nada vale termos OKRs mal definidos.

Vamos falar um pouquinho mais sobre isso.

 

OKRs qualificados

O que seria um OKR bem qualificado?

O propósito da metodologia é auxiliar a empresa a gerar grandes resultados, visando estruturar a forma de trabalho para que haja um engajamento entre o time e um sincronismo em prol dos objetivos de cada departamento. É preciso ter comprometimento e foco.

Como primeiro passo, é necessário que um profissional da área de gestão junto com a empresa analise e entenda a cultura da empresa e onde a empresa pretende chegar. Para termos OKRs qualificados, as metas precisam ser bem definidas e dessa maneira a empresa consegue agir em busca do objetivo principal de maneira mais coordenada. No entanto, resultados-chave precisam ser bem claros para cada objetivo proposto, em cada departamento.

Podemos ter muitas vantagens quando a empresa possui OKRs qualificados e consegue colocar em pratica o propósito dessa metodologia.

Ter um OKR qualificado significa conhecer muito bem a empresa e o seu propósito. Suas estratégias principais precisam estar bem claras e é muito importante que as metas e objetivos traçados sejam alcançáveis. É preciso incentivar o engajamento da equipe para que todos fiquem na mesma página e uma das etapas mais importantes é o acompanhamento do desenvolvimento e andamento do que foi proposto de forma periódica, para termos certeza de que estamos indo pelo caminho certo.

Para que a metodologia seja implementada em sua empresa, podemos destacar os seguintes passos de maneira resumida:

  • Trabalhar com ciclos mais curtos, ao invés de começar com um grande desafio logo de início
  • Verificar regularmente as metas estabelecidas, dessa maneira podemos conferir se a equipe está indo para o caminho proposto
  • Possuir uma política transparente entre a empresa x colaboradores
  • Utilizar dados no processo de mensuração, é preciso que o OKR seja representado por números e taxas de fácil entendimento
  • Não desviar o foco dos OKRs


Benefícios de ter OKRs qualificados

Com a ajuda de um bom profissional focado nessa metodologia, não é difícil implantar OKRs na sua empresa, mas eles precisam ser qualificados, seguidos e acompanhados para que os inúmeros benefícios possam ser vistos ao longo do desenvolvimento dessa metodologia.

Podemos destacar como principais benefícios:

– Definição de foco da organização

– Alinhamento estratégico entre as equipes, traduzido em ações

– Acompanhamento contínuo

– Engajamento e participação coletiva entre os funcionários

– Criação de metas de maneira mais assertiva

– Alinhamento e sincronia de esforços para que todos caminhem na mesma direção

– Aceleração no desempenho e desenvolvimento dos colaboradores, uma vez que cada pessoa passa a ser responsável no alcance do sucesso da empresa

A metodologia OKR não é uma técnica nova, ela foi estabelecida por volta dos anos 70 mas isso não significa que seja uma técnica ultrapassada. Pelo contrário, muitas empresas utilizam a metodologia pois já foi provado que é completamente capaz de transformar metas e objetivos em ações concretas, permitindo alcançar o resultado desejado pela empresa.

A ferramenta é considerada como uma metodologia flexível e ágil proporcionando para as empresas uma rápida adaptação às mudanças necessárias, se tornando essencial para organizações que passam por constantes e rotineiras transformações.

Através de definição de metas de maneira clara, a equipe se torna mais unida e engajada aumentando o desempenho de toda a organização.

A tecnologia está em constante evolução e tem avançado de maneira muito rápida, para que as empresas continuem no mercado e acompanhe as tendências, muitas vezes é necessário abraçar a transformação digital. A metodologia OKR é considerada essencial para empresas que se encaixam nesse perfil.

%d blogueiros gostam disto: