Escala 4×3. Conheça essa tendência das empresas referência no mundo

Estamos acostumados a trabalhar em empresas que adotam a escala 5×2, onde geralmente a jornada de trabalho é de segunda a sexta feira. Algumas empresas ainda adotam a escala 6×1, com folgas escaladas e algumas vezes não são dias fixos.

Consegue imaginar se pudéssemos ganhar um dia a mais no final de semana, adotando uma escala 4×3?

Pois é, algumas empresas referência já estão testando essa novidade. Já colocaram em prática esse novo ‘esquema’ de trabalho visando priorizar a qualidade de vida de seus colaboradores e ao mesmo tempo aumentar a produtividade de sua empresa.

Mas essa ideia está dando certo?

Vamos ler um pouco mais sobre isso!

 

Regras trabalhistas x escala reduzida

No Brasil, as regras trabalhistas determinam que os colaboradores devem cumprir uma jornada de trabalho de 44 horas semanais. Mas essas horas representam o limite de horas trabalhadas e a parte boa é que não é determinado a forma de divisão, o que permite mais flexibilidade para as empresas.

Porém, no caso da escala 4×3 estamos falando sobre uma jornada especial que significa redução da escala de trabalho tradicional. Ao invés dos colaboradores passarem 44 horas por semana trabalhando, seriam 32 horas. Para que isso seja viável e para que ocorra essa mudança e implementação é necessário que o sindicato da categoria autorize a mudança, mas atualmente não são todos os segmentos que aprovam uma jornada de trabalho atípica.

Portanto, as empresas que pensam em adotar essa escala precisam estar em contato com profissionais que entendem do assunto e buscar um respaldo jurídico que irá verificar se a mudança é possível. Nesse caso estamos falando de mudanças no contrato de trabalho e vários outros fatores precisam ser discutidos além de precisar de uma aprovação do sindicato.

No Brasil ainda temos um número pequeno de empresas que já adotaram essa prática, mas a tendência é que esse assunto continue sendo estudado.

 

Por que esse assunto vem ganhando força?

Alguns países da Europa fizeram o teste com a jornada de trabalho reduzida e após verificarem que além de contribuir com o bem-estar do colaborador, a produtividade aumentou, tais empresas adotaram essa prática.

Você deve conhecer alguém que já teve um pico de estresse muito alto devido a exaustão extrema, muitas vezes levando ao esgotamento físico e principalmente mental. Estamos falando sobre um termo chamado Burnout, alguns profissionais que possuem um cargo de muita responsabilidade ou até colaboradores que trabalham em empresas com uma demanda muito alta de tarefas, correm o risco de ter esse esgotamento profissional.

Algumas pesquisas alertam sobre o risco de ser workaholic (dar muito de si pelo trabalho), podendo levar ao burnout. O bem-estar dos funcionários deve ser uma das prioridades da gestão da empresa, já que são eles que fazem a empresa girar.

Esse é um dos motivos que fizeram a discussão sobre a escala de trabalho reduzida, ganhar mais força.

 

Benefícios da escala reduzida

Alguns benefícios já foram comprovados por empresas que fizeram o teste e adotaram essa nova jornada de trabalho.

Os pontos positivos destacados foram:

– Aumento de produtividade

O fato de a jornada de trabalho ser menor não significa que a produtividade da sua empresa vai diminuir. Pelo contrário, esse é um ponto de destaque entre os benefícios. A produtividade aumentou significativamente, uma das razões é que os funcionários se sentem valorizados e pertencentes à companhia. Isso acaba fortalecendo o vínculo entre colaborador x empresa. Algumas pesquisas apontam que esse é um dos motivos que fazem a equipe ir trabalhar mais motivada.

– Qualidade de vida para os colaboradores

É ótimo podermos dizer que a preocupação com a qualidade de vida dos funcionários está aumentando cada vez mais. A busca por proporcionar um ambiente de trabalho saudável está ganhando força. Com mais tempo para cuidar de sua saúde mental e física, e para se dedicar à sua vida pessoal, o colaborador não se cobra tanto em relação ao trabalho.

– Uso do tempo de forma eficiente

Tendo menos horas de trabalho, o time pode focar mais em suas atividades pois o tempo para realiza-las é menor. Ou seja, o tempo não é gasto com tarefas ineficientes e também pode ser benéfico para não haver tantas distrações com redes sociais por exemplo.

%d blogueiros gostam disto: