5 estruturas para ajudar os funcionários a definir metas

5 estruturas para ajudar os funcionários a definir metas

Podemos afirmar que criar metas é de grande ajuda para manter os funcionários mais motivados e focados no dia a dia de trabalho. Ter um prazo definido irá auxiliar a manter todos no caminho certo mirando o que precisa ser alcançado.

O estabelecimento de metas não é apenas uma questão de alcançar o objetivo final de qualquer maneira, mas sim uma direção para chegar lá com mais ‘facilidade’ e se necessário, tomar certas medidas para aumentar a taxa de realização do que foi definido.

Após a definição dos objetivos junto ao gestor, é necessário fazer um acompanhamento do cronograma pré-definido e do status da realização das etapas, esse passo é importante para saber se o caminho que está sendo trilhado é realmente o melhor para chegar ao objetivo final de maneira mais leve e prática, evitando o maior número de imprevistos possível.

Introduzir uma boa estrutura considerando o tipo de negócio ou departamento que você trabalha, é essencial. Vamos falar um pouquinho sobre isso.

 

Estruturas mais usadas

Onde você quer chegar?

Qual objetivo deseja alcançar?

Para ter essas respostas e conseguir mensurar seus resultados, precisamos fazer o uso de indicadores.

Existem várias estruturas para a definição e gerenciamento das metas em uma empresa, nesse post vamos citar 5 das mais populares que ajudam os funcionários a defini-las, operá-las e gerenciá-las.

  • Princípio SMART

SMART é um acrônimo, ou seja, uma sigla que vem de outras cinco palavras.

São elas: Specific, Measurable, Achievable, Related e Timebound.

O princípio SMART pode ser usado para definir metas individuais, para departamentos e equipes. Cada palavra tem um significado que indica como as metas devem ser:

Específicas – ou seja, é preciso ter um objetivo concreto para que todos possam entender onde querem chegar,

Mensuráveis –  precisamos tomar cuidado para não trabalhar e estabelecer metas subjetivas, é indispensável conseguir medir as metas traçadas,

Atingíveis –  não adianta trabalhar com um patamar impossível de ser alcançado, mas sim com algo que tenhamos recursos para conseguir atingir,

Realísticas – ou melhor dizendo, precisam ter uma ligação com o objetivo final. Isso significa metas que façam sentido para o contexto, usando informações do cenário atual do mercado para saber se a meta de fato está sendo casada com a realidade,

Temporais – é preciso ter uma definição de prazo, quando você quer realizar essa meta?

 

  • MBOs

MBO significa Management by Objectives, traduzindo para o português Gerenciamento por objetivos. Essa estrutura é uma das mais populares e antigas utilizadas no mundo da gestão, criada com o objetivo de gerenciar o desempenho da sua empresa utilizando metas e objetivos bem definidos.

É caracterizada pela combinação de alcance de metas e avaliação pessoal, permitindo que você trabalhe ativamente na definição dessas metas e na sua própria gestão.

  • OKRs

Já falamos bastante sobre esse assunto aqui no blog, mas fazendo um apanhado geral. OKR significa Objectives and Key Results, refere-se a uma estrutura para definir objetivos maiores associando suas metas organizacionais junto às dos outros colaboradores da sua empresa.

Esse método esclarece quais ações são necessárias agora, fazendo um vínculo com suas metas e indicadores que medem o grau de cumprimento das mesmas.

 

  • KPIs

KPI significa Key Performance Indicator ou Indicador-Chave de Desempenho em português, sua principal característica é indicar

quais itens precisam ser alcançados para chegar ao seu objetivo final, definindo esses itens como objetivos intermediários.

Quando definimos um índice quantitativo, conseguimos medir numericamente o estado de realização. A vantagem disso é que ficam esclarecidas as ações necessárias, permitindo fazer um melhor gerenciamento com relação à sua estratégia para atingir suas metas.

  • Modelo GROW

O modelo GROW é um framework que vem das iniciais ‘Goals’, ‘Reality’, ‘Options’ e ‘Will’, e tem como significado ‘crescer’.

O maior objetivo é fazer com que você consiga elaborar um planejamento estratégico de maneira eficiente te deixando cada vez mais próximo das suas metas traçadas.

Abaixo vamos falar um pouco do significado de cada letra que compõe a palavra:

G – Objetivos:

Estabeleça um objetivo, qual é a meta que você deseja alcançar?

R – Realidade:

Qual é a sua situação atual?

O – Opções:

Quais opções e caminhos você tem para atingir sua meta?

W – Vontade:

Qual é o seu grau de comprometimento com os objetivos traçados?

 

Goalous e a definição de metas

O Goalous possui o formato de uma rede social e é 100% voltada a OKRs que tem como um dos objetivos proporcionar e incentivar o engajamento dos times.

A ferramenta foi criada para a gestão de objetivos estratégicos que ajudam a alavancar seu negócio,  onde é possível fazer o gerenciamento de metas incentivando o time a trabalhar em prol dos resultados.

É possível fazer a gestão de toda as metas definidas, de maneira semanal, trimestral ou anual utilizando gráficos que são gerados em tempo real.

Nós da Colorkrew, que desenvolvemos e operamos a Goalous realizamos seminários gratuitos que podem ser usados como referência para estabelecimento, operação e gestão de metas.

Para conhecer mais sobre o nosso serviço entre em contato conosco.

 

%d blogueiros gostam disto: